Atendimento
pelo WhatsApp
21 . 98614 0462
Imagem Você já ouviu falar sobre disbiose intestinal?

Você já ouviu falar sobre disbiose intestinal?

Postado em 23.03.2018
Nutricionista, Mestre em ciências médicas, Especialista em fitoterapia pela ASBRAN, pós graduada em Fitoterapia aplicada à Nutrição estética e esportiva.

Você precisa saber: seu intestino não tem só a função de absorver nutrientes e eliminar o que não precisamos. Você sabia que dentro do nosso intestino existem inúmeras bactérias? Somos há habitação de diversos tipos de micro-organismo e essa flora intestinal (como essa população é chamada) determina muitas coisas sobre nós. Por exemplo, algumas bactérias estimulam mais inflamação, prejudicam o processo de emagrecimento, além de fermentar em excesso, causando muitos gases. Até mesmo a depressão pode estar associada à microbiota intestinal.

A disbiose intestinal é uma desconhecida, mas muito importante. Trata-se do desiquilíbrio da flora bacteriana intestinal.. Este desiquilíbrio é causado pela diminuição do número de bactérias boas do intestino e aumento das bactérias “ruins”.

Ela pode causar alguns sintomas: Como diarreia ou prisão de ventre, além de queda de cabelo, acne, depressão, estresse, intolerâncias alimentares, alergias…

Inclusive, muitas pessoas não conseguem emagrecer exatamente porque elas estão com muitas bactérias inflamatórias, que prejudicam um bom funcionamento do nosso organismo.

Mas a disbiose intestinal tem cura e esta pode ser alcançada através de uma reeducação alimentar orientada por um nutricionista.

Causas:

As causas da disbiose intestinal são inúmeras: Uso de antibióticos, cortisona ou laxantes em excessos, e até estresse e consumo de álcool. Uma alimentação inadequada, pobre em fibras, e rica em industrializados, com excesso de açúcar, alimentos refinados e também é fator causadora da disbiose.

Indivíduos com disbiose podem desenvolver urticária e acne, que são causadas pela intoxicação provocada pela entrada das bactérias ruins no sangue e, por isso, é importante realizar o tratamento corretamente.

Como tratar:

Para tratar a disbiose é fundamental que se faça um acompanhamento com nutricionista, pois deve-se restabelecer a flora bacteriana com uma alimentação adequada.

Para isso, deve se incluir fibras, conhecidas como prebióticos, que servem de alimento para as bactérias. Também é preciso fazer uso dos probioticos, que são as próprias bactérias boas, que podem ser suplementadas para garantir o adequado “povoamento” desse intestino.

Muitas vezes, devido à constante exposição do intestino aos problemas alimentares, é preciso fazer um tratamento para reestruturação da mucosa intestinal. Assim as bactérias terão um meio adequado para crescer e se proliferar de forma saudável.

Por isso, procure um nutricionista. Caso a disbiose não seja tratada, muitos outros problemas podem aparecer!

 A Dermaleaf tem o intuito de passar conteúdo relevante sobre questões relacionadas à saúde através deste blog, porém quaisquer que sejam os sintomas, por mais parecidos com os assuntos abordados aqui, aconselhamos que procure um especialista no assunto. Jamais se automedique. Sua saúde é o seu bem mais precioso!

Veja Também!

Deixe seu comentário