Atendimento
pelo WhatsApp
21 . 98614 0462
Imagem Melasma e seus tratamentos

Melasma e seus tratamentos

Postado em 23.03.2018
Especialização em dermatologia na UFRJ e em cirurgia dermatológica no HFB. Título de especialista. Membro da SBD e SBCD.

Uma pele linda e sem manchas é o sonho de muita gente, mas existe um vilão chamado melasma que pode nos afastar dessa ambição. Vamos entender o porquê ele aparece e como podemos fazer para atingir nosso objetivo.

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, porém pode ocorrer em outras áreas como os braços, pescoço e colo. Afeta de forma mais frequente as mulheres, podendo também estar presente em homens. Não há uma causa definida, muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de hormônios (como os anticoncepcionais), à gravidez e, à exposição solar. Além deste fatores, a predisposição genética, alguns medicações, cosméticos e doenças endócrinas podem influenciar no seu aparecimento.

E agora? Como vamos tratar?

Na verdade o melasma necessita de vários cuidados para seu controle. Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível (a luz visível é a claridade, acreditem!), que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento.

Medidas de proteção solar: devemos usar filtro solar não só na área com as manchas, mas devemos proteger todas asáreas que podem estar expostas ao sol, isso inclui braços ,colo e pernas por exemplo. Devemos optar pelos protetores físicos ( ou seja aquele com componentes como oxido de zinco e dióxido de titânio).

Clareadores e ácidos: temos muitos produtos que podem auxiliar na melhoria das manchas, essa gama imensa de produtos permitem que o seu tratamento se adapte ao clima ( verão tem tratamento mais leve  compatível com o clima assim como no inverno que podemos usar produtos mais “fortes”), assim como as suas atividades e rotina de vida.

Tratamento sistêmico: existem algumas substâncias que ingerimos e são capazes de auxiliar nessa árdua missão da “pele perfeita”, eles conseguem deixar a pele menos sensível a luz solar e inibir algumas enzimas que atuam na piora das manchas.

Peelings: atuam complementando o tratamento do melasma. Existem diversos tipos de peelings, alguns mais superficiais (e mais seguros) e outros que atingem camadas mais profundas da pele.

Microagulhamento: é o novo queridinho no tratamento do melasma, nesse procedimento realizamos varias micropuncturas (micro furinhos) na pele, formando canais que facilitam a penetração de ativos. Além disso, as micropuncturas estimulam o colágeno, ou seja melhoram as rugas finas e reduzem as cicatrizes de acne.

Laseres e Luz intensa pulsada: há algumas formas de energia luminosa que podem ajudar no conjunto de medidas para clarear o melasma. Esta modalidade de tratamento deve ser feita com cuidado para não gerar mais pigmentação ou um “efeito rebote”nas manchas.

 A Dermaleaf tem o intuito de passar conteúdo relevante sobre questões relacionadas à saúde através deste blog, porém quaisquer que sejam os sintomas, por mais parecidos com os assuntos abordados aqui, aconselhamos que procure um especialista no assunto. Jamais se automedique. Sua saúde é o seu bem mais precioso!

Veja Também!

Deixe seu comentário