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Manter hábitos saudáveis ajuda a enfrentar a gripe

Postado em 27.04.2018

Uma alimentação adequada e saudável aumenta a imunidade do corpo, contribuindo para a manutenção da saúde, explica Helissa de Oliveira Mendonça Moreira, analista técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

 “O sistema imunológico do nosso corpo tem uma série de reações bioquímicas que dependem de minerais específicos, vitaminas e aminoácidos, assim, uma dieta pobre e incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários e as células de defesa de nosso corpo acabam ficando menos eficientes”, alerta.

“As recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira de basear a alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados contribuem para o aumento da imunidade do corpo, pois alimentos de origem vegetal costumam ser boas fontes de fibras e de vários nutrientes e alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas e minerais de que necessitamos”, completa.

Após o contágio

Se a pessoa já está doente, com uma alguma infecção e com a imunidade baixa, o alerta é ainda maior em relação à alimentação.Nesses momentos, mesmo com a indicação de uso de complementos nutricionais, como a vitamina C, é preciso redobrar a atenção em relação à alimentação, mesmo com apetite em baixa.

“Quando a pessoa está doente é importante manter uma hidratação frequente e aumentar a ingestão de frutas e sucos de frutas naturais ricos em vitamina C, como laranja, limão e acerola, pois essa vitamina fortalece o sistema imunológico. E é importante lembrar que não recomendável adicionar açúcar aos sucos de frutas naturais”, explica Helissa.

Alguns cuidados são importantes na prevenção da gripe, porque evitam a transmissão dos vírus. Confira:

– Cubra o nariz e a boca enquanto espirra ou tosse;
– Evite tocar a boca e o nariz;
– Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70%;.
– Melhore a circulação de ar abrindo as janelas;
– Evite muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas;
– Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

Fonte: Ministerio da Saude 

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