Atendimento
pelo WhatsApp
21 . 98614 0462
Imagem Chá verde como aliado para o emagrecimento

Chá verde como aliado para o emagrecimento

Postado em 12.04.2018
Nutricionista. Pós-graduada em Nutrição Esportiva e Clínica.

Muito conhecido por seu papel estar associado ao efeito na redução de gordura corporal, o chá verde é proveniente da planta Camellia Sinensis originária da china e da índia e se destaca entre uma das bebidas estimulantes mais consumidas no mundo.

​Dentre outros, o chá verde, é classificado como um alimento termogênico, que são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em serem digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia, acelerando o metabolismo.

​Estudos conduzidos na Universidade De Gênova – Itália, confirma os efeitos termogênicos do chá verde. Segundo o estudo a ação termogênica do chá verde é devido a interação das catequinas (principalmente a Epigalocatequina Galato) e a cafeína. A cafeína estimula a termogênese e a oxidação de gordura corporal, assim como a Epigalocatequina Galato, que reduz a ingestão alimentar a absorção lipídica, colesterol e triglicerídeos sanguíneo.

As propriedades do chá verde seriam, a redução da gordura corporal através dos efeitos termogênicos, redução do colesterol total e aumento do HDL- colesterol (“bom colesterol”), potente antioxidante.

Mas lembre-se que o uso incorreto dessa bebida estimulante pode vir a causar efeitos adversos. A superdosagem pode levar à inquietação, tremor, sendo o primeiro sinal de toxicidade o vomito.
A American Dietetic Association sugere o consumo de 4-6 xícaras de chá verde ao dia a fim de obter os efeitos benéficos à saúde. Devem ser consumidos entre as refeições para não interferir na biodisponibilidade de nutrientes provenientes das grandes refeições.

O chá verde entre outros alimentos termogênicos atribui-se de 10-15% do gasto energético total. Para a perda de peso, o ideal é praticar exercícios físicos além de alimentar-se melhor.
Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com o acompanhamento de Nutricionistas, que determinarão, segundo as características de cada indivíduos a quantidade correta para serem ingeridos.

A Dermaleaf tem o intuito de passar conteúdo relevante sobre questões relacionadas à saúde através deste blog, porém quaisquer que sejam os sintomas, por mais parecidos com os assuntos abordados aqui, aconselhamos que procure um especialista no assunto. Jamais se automedique. Sua saúde é o seu bem mais precioso!

Veja Também!

Deixe seu comentário